ENADE 2012 - Faculdade Senac Pernambuco

Manual do Enade 2015 já está disponível

Foi lançado nesta terça-feira, 7, o Manual do Estudante – Enade 2015, que apresenta o cronograma e as orientações para o acompanhamento das etapas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O documento divulga os procedimentos relativos ao exame – a ser realizado 22 de novembro próximo, às 13h (horário de Brasília) – em apoio aos estudantes de 26 áreas de conhecimento.

O manual contém informações fundamentais para que os participantes possam acompanhar todas as etapas da avaliação e compreender a importância do Enade para o cenário da educação superior brasileira. O exame, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), afere o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos. A lista de presença será liberada uma hora após o início da aplicação das provas. Aqueles que não a assinarem serão considerados ausentes e estarão, portanto, em situação irregular. O mesmo ocorrerá com aqueles que não comparecerem no dia da prova.

Antes das provas, os participantes devem preencher o questionário do estudante, no período de 21 de outubro a 22 de novembro próximo, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem não preencher o questionário também será considerado em situação irregular.

Serão avaliados nesta edição do Enade os cursos de bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Assessoria de Comunição Inep