ENADE 2012 - Faculdade Senac Pernambuco

Representantes de universidades recebem informações sobre exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza a partir desta terça-feira, 9, até quinta, 11, a edição 2015 dos Seminários Enade. O objetivo é apresentar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes a representantes de instituições de educação superior, coordenadores de curso e procuradores institucionais.

Na cerimônia de abertura do evento, o presidente do Inep, José Francisco Soares, destacou a importância do Enade para sinalizar à sociedade a forma como as instituições de educação superior estão prestando o serviço de complementar a formação dos estudantes.

"O Inep coleta e divulga dados fundamentais da educação básica. Na educação superior, a missão do instituto é igualmente importante, porque agora estamos tratando daqueles que precisam ter segurança de que a experiência deles, frequentemente tão difícil, pessoal e financeiramente, vale a pena, já que representa uma escolha de vida, a escolha de uma profissão", afirmou Soares.

Desde 2009, o Inep promove os Seminários Enade para prestar esclarecimentos sobre o processo de inscrições no exame, bem como do enquadramento dos cursos e dos estudantes que estão habilitados a participar da avaliação nas áreas estabelecidas a cada ano. Ao todo, foram abertas 750 vagas, sendo que a cada dia participam até 250 pessoas, já que a programação é a mesma nos três dias do evento.

Segundo a diretora de avaliação da educação superior do Inep, Cláudia Griboski, os Seminários Enade são importantes porque há uma troca de informações entre os presentes. "Após essa capacitação, os participantes devem reproduzir dentro da sua instituição o que aprenderam, a fim de que as inscrições ocorram de maneira adequada", enfatizou Cláudia.

Novidade - Durante a abertura do evento, a diretora revelou ainda que o Seminário Enade traz esse ano uma novidade. "A partir de 2015, o processo de inscrição será orientado pelos códigos do Censo da Educação Superior", destacou. "Estamos melhorando e qualificando o processo de inscrição, já que no momento em que a instituição informa os estudantes e docentes daquele curso, o faz por meio dos dados declarados no Censo da Educação Superior do ano anterior", complementou Cláudia.

Enade – As provas estão marcadas para 22 de novembro. Os cursos que serão avaliados conferem diplomas de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.

Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Saiba mais:

O Sinaes e o Enade